A ausência da comunicação verbal pode distanciar pessoas...
- Fernanda Nunes
- 18 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
O vídeo escrito por Charlene de Guzman e dirigido por Miles Crawford retrata a sociedade de hoje.
Sabemos que a tecnologia tem muita importância, assim como o impacto causado por ela. Algumas pessoas não conseguem ficar um dia sem celular ou computador, muitos vivem mais no mundo virtual do que no real, não se sociabilizam mais.
O uso da tecnologia em excesso tem distanciado amigos, filhos dos pais, parentes, etc. Alguns já nem sabem bem o que é um bom papo, um abraço, um beijo, um aperto de mão ou o que é rir em grupo, ao vivo.
Segundo alguns especialistas a internet, os celulares e os jogos eletrônicos podem causar dependência, insegurança, ansiedade, depressão. E também há quem a use na intenção de resolver (ou fugir de) problemas através dessas tecnologias. Os fatores hedonísticos (ter prazer já) intrínsecos nestas tecnologias certamente podem levar ao vício.
Em casos de menores de idade podem afetar também o rendimento escolar, sendo necessária a intervenção dos pais ou responsáveis.
Os principais sintomas relacionados ao uso excessivo dessas tecnologias são: Ansiedade para ligar aparelhos, verificar o recebimento de mensagens eletrônicas e e-mails, bater recordes em jogos... Obsessão por estar conectado. O tempo abusivo de exposição às tecnologias é prejuízo nas relações sociais no mundo real, mas em contrapartida é favorável nos relacionamentos virtuais.
Medidas simples podem ser tomadas para evitar que o uso das tecnologias se torne abusivo:
1. Estabelecer metas de tempo de exposição diária aos aparelhos.
2. Fazer uma lista das tarefas cotidianas e cumpri-las.
3. Criar oportunidades de convívio social fora da rede.
4. Praticar atividade física.
5. Estabelecer limites aos filhos.
6. Valorizar suas relações familiares.
Psicóloga Fernanda Nunes
Referências
Revista espaço acadêmico, 2008, ed. 86. Internet: conectividade e comportamento humano.
http://www.psicologavaldira.com.br/index.php/tratamentos.html
http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/10/23/interna_tecnologia,582417/vicio-em-internet-e-eletronicos-pode-ser-tao-forte-quanto-a-dependencia-quimica.shtml
Comments